INSTITUTO DE PERMACULTURA E ECOVILAS DA MATA ATLÂNTICA
O IPEMA

SERVIÇOS

CURSOS & OFICINAS
CONTATE-NOS

Fotos e textos do site www.abra144.org

Comunidade Campina

A Comunidade Campina consta de 25 integrantes, entre adultos e crianças, e está localizada no Vale do Capão, vizinha do Parque Nacional da Chapada Diamantina, Município de Palmeiras, Bahia. Desde 1990 a Comunidade se empenha na produção orgânica de alimentos, implantando sistemas permaculturais integrados desde Janeiro de 1998. A Comunidade hoje conta com horta orgânica, herbário mandala, e sistemas agroflorestais de frutas. A maioria dos integrantes mora em casas ecológicas de adobe, e mantém isso como critério para novas construções. A Comunidade conta com cozinha comunitária (todas as refeições são feitas conjuntamente), unidade de reciclagem de lixo, casa das crianças, uma grande oca para hospedagem de visitantes, biblioteca, apiário, oficina, bio-digestor, ainda recebendo por gravidade água cristalina de uma nascente da montanha.

Objetivos da Comunidade: " alcançar a auto-sustentabilidade, não só em termos de alimentos mas também em termos de saúde, educação e produção de energias renováveis. " funcionar como centro de pesquisas para aplicação de sistemas agroflorestais, bio-construção e tecnologias alternativas como aproveitamento de recursos hídricos, produção de sementes orgânicas, energia, alimentação natural, apicultura, sistemas de moeda verde. " dedicar-se a preservação do meio ambiente, combate aos incendios, restauração da bio-diversidade na comunidade e no entorno do Parque Nacional. " aperfeiçõar o processo de convivência, coesão grupal e tomada de decisões por consenso. " educação ambiental, incentivando pessoas que queiram aproximar-se desse modelo de vida. Atualmente a Comunidade está se concentrando em quatro pontos de sustentação: 1. apicultura, 2. ervas medicinais, 3. eco-turismo, 4. cursos de permacultura e bio-construção, Desde de Janeiro de 99 já foram ministrados três cursos de Permacultura em parceria com o Instituto de Permacultura da Bahia e, em Agosto de 2000, aconteceu o primeiro curso de Bio-construção com o apoio do Instituto TIBÁ do Rio de Janeiro. O Vale do Capão, ponto de convergência das três comunidades locais (Campina, Rodas do Arco-ïris e Lothlorien), foi escolhido como sede do 2ndo Congresso Latino-Americano de Permacultura, que aconteceu em Setembro de 2001.

Temos interesse na elaboração e realização de novos cursos nas áreas acima citadas e também outras, que visem a ampliação da consciência ecológica. Para tanto necessitamos de apoio financeiro, informações, ferramentas, sementes e mudas orgânicas, implementos para produção de energia, etc. A Comunidade Campina está de portas abertas para visitas e intercambio, de preferência com aviso prévio. Também admitimos novos moradores, depois de um periodo de experiência com o grupo. Esclarecimentos básicos Enquanto estiver na Comunidade você deverá se integrar nos seguintes trabalhos práticos: Horta, herbário, roças, apicultura, construções, lenha, reciclagem do lixo, atividades para crianças, viveiro de mudas, cuidados com os animais e cozinha.

Informações detalhadas sobre a Comunidade você poderá obter conversando com os moradores e participando do nosso cotidiano. " Todos os serviços são voluntários e devem ser cumpridos com amor. " Não há especialização de trabalho, todos participam de tudo. Existem focalizações temporárias " Fazemos também uma partilha semanal, onde as decisões são consensuais. " Os horários são bastante flexíveis, mas é importante observar e acompanhar o movimento do grupo. " Nossos riachos e cachoeiras são sagrados. Deixe longe deles sabão, shampoo, cocô, xixi ou qualquer outro poluente. Evite deixar este tipo de rastros ou trilhas nas margens e nos caminhos. " Nossa região é sujeita à queimadas. Muita atenção e cuidado, por favor. Em caso de incendio, somos todos combatentes voluntários. " Desejamos uma vida simples e saudável. Nossa alimentação é ovo-lacto-vegetariana. Trabalhos físicos, intelectuais são bem-vindos. Alcool e drogas são dispensáveis. " As refeições são feitas comunitariamente. Ajudar na cozinha é tarefa para qualquer momento de folga. Só suje o que poder lavar. " Todo lixo deve ser coletado selecionadamente: orgânico x inorgânico, seco x molhado, reciclável x dispensável. " O saneamento básico é simples, porém rigoroso. Utilize sempre fossas secas. Se necessário, abra uma. " Procure dar bons exemplos em tudo o que diz e faz. " Se você está com algum problema de saúde, comunique-se com algum residente. Talvez possamos ajudá-lo.

Maiores informações: comunidadecampina@yahoo.com.br