INSTITUTO
DE PERMACULTURA E ECOVILAS |
AlgumasTécnicas e Materiais Alternativos
Técnicas
- Fundação
A Fundação deve estar apoiada em solo suficiente resistente as cargas da construção.Pedra. É um material de excelente qualidade, impermeável e com capacidade de suportar grandes cargas. Já o concreto nada mais é que uma imitação da rocha. Quando o concreto é uma mistura de areia + brita e cimento. O cimento age como uma cola que junta os diversos grãos no tamanho e forma que desejamos e que ainda necessita de aditivos para se tornar impermeável. Com a pedra não precisamos fazer nada disso. A construção com pedra foi largamente usada na antigüidade e é utilizada até hoje em regiões onde é encontrada em abundância. Em algumas regiões de altas montanhas não existe madeira, só pedra e gelo. Na região do HIMALAIA, as paredes, moveis e telhas são feitos de pedras.
Cimento Reciclado. Pode-se utilizar qualquer tipo de volume para produzir um concreto. Sua resistência será proporcional a dureza dos produtos usados, um exemplo de concreto reciclado é substituir a brita por caco de vidro para se fazer contra piso, ou por bolinhas de cerâmica, pneu ralado (pó), pó de pedras( resto de marmorarias). É só usar a imaginação aliada a alguns testes.
Sacos de Areia e argila: Utiliza-se sacos de fibras de nylon, enche-se de areia e coloca-se um ao lado do outro dentro de uma vala, mesma técnica usada para fazer os baldrames de concreto, só que em vez de concreto você coloca sacos de areia. As paredes que vem acima deste sacos podem ser de sacos de argila misturada com palha , depois colocamos uma tela em volta e rebocamos.
Estrutura de Madeira. É um dos melhores sistemas de construção pré fabricada. A rapidez com que se coloca a cobertura é outra vantagem, principalmente em regiões que chove muito, e com o uso desta estrutura as paredes não sofrem esforços , podendo-se então utilizar qualquer tipo de material para vedação. Em minhas obras utilizo postes de eucalipto comprados de ferro -velho das companhias elétricas, esta estrutura é usada para construção em terrenos com grandes declives, evitando-se assim que se faça cortes no terreno e eliminando os muros de arrimo. A técnica consiste em fazer um buraco no chão até encontrar solo mais resistente , coloca- se pedras no fundo para o poste apoiar e depois coloca-se areia ao redor junto com água (quanto mais água melhor) , a água compacta os grãos de areia e com isto o poste fica firme. Não utilizo concreto algum para a construção da fundação.
Estrutura de Bambu. Amplamente usada na ÁSIA, constroem-se até 3 pavimentos com este material. O bambu utilizado é o gigante. Amarra-se 3 ou 4 uns aos outros para formar um pilar com boa resistência. Para sua maior durabilidade, cortá-los nos meses secos e na lua minguante e queimá-los levemente, este procedimento também ajuda a secá-los. Na parte que vai ficar enterrada, pode-se passar uma mão de óleo queimado.
Materiais
Bambu. Um material nobre que pode ser usar para quase tudo: construção de paredes, telhas, estrutura, calhas, cercas, cestos, substitui o ferro nos concreto armado, para fazer moveis, andaimes ..., seu crescimento é rápido e cresce em qualquer tipo de solo.
Pau a Pique. A mais tradicional das técnicas brasileiras, amplamente usada pelas populações rurais , é um dos melhores sistemas de pré- construção. Consiste em fazer uma tela usando o bambu ou outro tipo de material ( pode se também usar sobras de madereiras). Feito isto, os espaços devem ser preenchidos com barro, deixando secar por alguns dias antes de rebocar . Para proteger as paredes contra a umidade e chuvas, fazer uma faixa nas paredes externas e no banheiro utilizando material impermeável. Nas paredes externas utilizar faixas de 50cm , e na cozinha e banheiros de 1,50m . Este material impermeável pode ser feito de cacos de ardósia, azulejos ou de massa de cimento com óleo ou algum outro impermeabilizante. Muito importante é fazer o beiral do telhado com no mínimo 80cm ( o ideal é 1metro).
Adobe. O tijolo de adobe ainda é usado em várias regiões do Brasil e em alguns países do mundo. Para prepara-lo utilize solo argiloso. Faça um buraco perto do local da obra onde se encontre solo apropriado, colocamos água e depois amassamos com os pés até sentir que tem boa liga. Necessitamos construir algumas formas de madeira com as dimensões de 40cm de comprimento, 20cm de largura e 15cm de altura. molhe a forma antes de colocar a argila e deixe o tijolo secar por 10 dias , virando a cada 2 dias. Para testar sua resistência, coloque dois tijolos afastados entre si mais ou menos 30cm, coloque um outro por cima , se não rachar é porque é de boa qualidade.
Solo Cimento. Como todas as técnicas acima, é usado como vedação. Apesar de suportar alguns esforços, necessita de estrutura. No vão dos pilares da estrutura, coloca-se uma madeira de cada lado, isto vai ser uma forma. O espaço entre estes pilares pode variar entre 1,5m a 2m, a mistura para se fazer este tipo de concreto é 10 para 1, isto é 10 latas de terra e 1 lata de cimento, não vai água e por isso a terra tem que ter um pouco de umidade natural. Para verificar isto, pega-se um punhado de terra na mão e faze-se uma bola, se não desmanchar é porque esta com a umidade ideal, se não acrescente um mínimo de água.
Depois de feita a mistura , joga-se na forma e pila-se até ficar bem compacta. Depois de uns 30 minutos , retira-se a forma e fazemos outro trecho de parede, depois de seca podemos colocar a forma em cima desta parede de solo cimento e repetir o processo. cuidados: as formas devem se resistentes para não abrirem quando socadas, deve-se molhar o cimento levemente para que não trinque. Podemos utilizar esta técnica para se fazer pisos, e depois impermeabilizar com silicone liquido.
Solo Cimento Armado. Esta técnica consiste em colocar tela de galinheiro no vãos dos pilares da estrutura onde se deseja fazer a parede e utilizar um papelão ou outro material disponível como suporte para a fixação do solo cimento. A mistura é de 10 latas de terra e 1 de cimento e água, pode se acrescentar um pouco de areia se a terra não for arenosa. depois de pronto , revestir com uma massa de reboco terra , areia e cal Pode-se acrescentar impermeabilizantes na mistura e utilizar este sistema para fazer telhados ou geodésicas.
Cobi. Material muito parecido com o adobe. A diferença esta em que ele pode ser utilizado ainda úmido, sua composição é : argila , areia , fibras( capim seco ) e pedrisco.
Sua mistura vai depender muito da proporção de areia que se encontra na argila e para que fins você vai destinar o Cobi. Se for para fazer paredes, pode-se colocar quatro partes de argila, duas de areia e duas de pedrisco; se for para modelagens e acabamentos não colocamos pedriscos.
O Cobi é um excelente material para construções orgânicas, muita coisa pode ser feita a partir deste material, como por exemplo, fornos. Além de tudo, possibilita o uso da imaginação.
Madeira de Reflorestamento. Amplamente utilizado nos países frios , o pinus é usado em grande escala nas construções, toda a estrutura da casa é feita de madeira branca , no sul do Brasil este material é mais usado devido as grandes área de Reflorestamento lá existente. O eucalipto também é um excelente material que esta sendo usado como estrutura nas construções e até para a fabricação de moveis.
Será a madeira a ser utilizada no futuro, as madeiras de lei vão se tornar caríssimas e de uso proibitivo.
Tenho usado a anos o eucalipto como sistema estrutural e o pinus desde a alguns anos atrás. Erroneamente pensamos que por ser o pinus uma madeira macia o cupim pode destrui-la em pouco tempo. O pinus possui uma resina que o cupim não gosta, e o eucalipto para ser protegido desta praga , utiliza-se óleo queimado ou faz-se tratamento químico em auto-claves.
As paredes também podem ser feitas de pinus , quando revestidas internamente com lambris se tornam excelente isolante térmico.
Madeira com certificação. Algumas madereiras com mais visão estão praticando o Manejo florestal, sabem que tem muito a ganhar com esta prática ,no futuro bem próximo, só vão permitir exploração de madeira com o manejo de suas reservas.
Cobertura
A cobertura tem como função proteger da chuva e do sol.
Telhas de Barro. Sua principal mateira prima é a terra e necessita de lenha para sua queima ,se a lenha usada for de reflorescimento como o eucalipto é uma boa opção. as produzidas de fibro cimento são condenadas em vários países do mundo por causarem doenças e poluírem o meio ambiente quando se joga no lixo.
Podemos utilizar outros materiais e técnicas para cobertura.
Folhas de Palmeiras. Excelente isolante térmico, sua durabilidade vária entre 5 a 10 anos, não é um material pesado por isto dispensa grandes estruturas.
Telhas de Madeira. Cavaco, podemos usar madeira de reflorestamento para sua fabricação, com tratamento adequado elas duram muitos anos, ou telhas de madeira retiradas com manejo florestal.
Cimento Armado ou Solo cimento armado. Podemos dar a forma que quisermos com este tipo de técnica, podemos fazer telhados com formas convencionais ou em formas de meia lua.
Material Reciclado. Tem algumas empresas fabricando telhas a partir de embalagens de longa vida, podemos usar vários materiais com embalagem de pet, papelão laminado, latas recicladas, vai depender do material disponível e do uso de alguns impermeabilizantes e da inclinação necessária.
Telhas de Pedra. Podem ser de ardósia se esta tiver em abundância na região, ou de lajedo, no Nepal este tipo de telha é muito usado pelas populações que vivem nas montanhas, na Chapada Diamantina também pude observar o uso do lajedo como telha.
Telhado Jardim. Usado em regiões quentes ou muito frias , exige uma laje impermeável e em cima colocamos uma pequena camada de terra onde nasce alguma planta com a função de absorve os raios solares.
Materiais Reciclados
Pneus, podemos fazer muros de arrimo com pneus velhos, ou até mesmo paredes de depósitos, excelente isolante acústico e térmico. Eu visitei uma casa em que todas as paredes eram de pneus;
Sacos de fibra, enchendo de solo cimento para fazer muro de arrimo e contenção.
Papelão, podemos fazer paredes de vedação, paredes armada com tela e cimento, telhados de papelão, tratados com manta e resina;
Embalagem de Pet, cortando os fundos e a boca, depois ao meio, vira uma telha, colando em fileiras teremos um telhado transparente e colorido;
Calha de pet, corte do mesmo jeito que a telha e utilize como calha;
Garrafas de vidro, para colocar nas paredes e melhorar a iluminação ou no piso. Podemos criar várias utilidades para diversos materiais, depende da facilidade de se conseguir e da nossa imaginação
Conheça uma loja especializada na venda de produtos ecológicos
[ FECHAR JANELA ]