A Sociedade das Mandalas é uma ONG que será legalmente constituída ,inicialmente na cidade de Pirenópolis em Goiás, inspirando-se nas fontes alquímicas dos novos e também dos milenares paradigmas Védico e Holístico, integrativos, não-fragmentados e transdisciplinares e traz a proposta para a organização de um movimento alternativo, sócio-ambientalista ,espiritualista e também anárquico, pois visa a articulação e a auto-gestão de uma Sociedade Paralela.
Esta ONG tem a função de ser um órgão representativo,intermediador e aglutinador dos interesses,necessidades,propostas,direitos e compromissos de todos aqueles que vierem participar do Projeto Mandalas ,bem como ser uma ponte para a captação de recursos e subsídios para implementação dos projetos e garantir o não desvio da proposta original. O PROJETO MANDALAS O têrmo MANDALAS nesta proposta, se refere a núcleos que podem ser Ecovilas, ou então uma ONG ,um grupo artístico, uma academia de yôga, um espaço de terapias alternatívas ,uma empresa ou até mesmo uma pessoa que desenvolva individualmente ,qualquer atividade compatível com o projeto e que se integre à esta rede
Nas Culturas e Tradições milenares de sabedoria ,as Mandalas são utilizadas como Yantras (símbolos) para expressar ,representar e potencializar gráfica e artísticamente , situações ,sentimentos,pensamentos ,idéias e ideais.
A palavra Mandala é traduzida geralmente como círculo ,porém seu significado mais esotérico é " Mundo Completo " ou " Universo Pleno ". " Mandala= Um sistema integrado em torno de um centro unificado" Lama Jampa Em nosso projeto, estes três elementos são adotados:
- Um Yantra artístico próprio, representará os propósitos ,os sentimentos ,as idéias e os ideais de cada núcleo-mandala .
- O círculo representa a dinâmica infinita de crescimento e aperfeiçoamento dos núcleos-mandalas.
-Um "Outro Mundo Possível" e Pleno é nossa maior aspiração.
O Yantra Próprio Cada núcleo-mandala poderá manifestar ,criar e nomear seu Yantra (desenho) próprio ,para expressar a essência pessoal de seu trabalho ,propósitos e aspirações.
As principais metas do projeto são:
1- Articular a viabilização ,a formação e o desenvolvimento de MANDALAS-ECOVILAS (núcleos comunitários ,rurais e urbanos, alternativos e sustentáveis) próximo à biomas preservados,por meio do método abaixo descrito.
2- Desenvolver cooperativas de serviços ,produção e comércio de produtos ecológicos ,alimentos naturais e integrais, artísticos, artesanais,culturais e terapêuticos.
3- Articular uma Rede de trabalho,produção, comércio, trocas ,parcerias e interações de todas espécies, gêneros e interesses que possam surgir entre as Mandalas ,criando assim um "SISTEMA PARALELO" e experenciando novos modelos sócio-econômico-produtores ,alternativos e sustentáveis. Obs: É importante que cada membro integrado passe de imediato a fazer parte da Rede Linhas gerais do projeto principal Aquisição de área rural ,próximo a biomas preservados para desenvolvimento de um Condomínio Residencial Ecológico-Espiritualista, onde objetivamos integrar pessoas, ONGs, Institutos, etc. que busquem sabedoria e almejem evolução espiritual, harmonia interior e desejem um modo simples de viver em sintonia com a realidade sustentável da Terra e da Natureza, Prazo para Definição do Grupo Associativo 3 meses (90) dias a partir da data do envio dos convites. Isto significa que a aquisição da "Terra" será feita com a capacidade real de compra do grupo constituído até a data estipulada, independente da quantidade de membros deste grupo Distribuição da Propriedade 1 lote de 1000 m2 como propriedade particular para cada membro ou família do Grupo constituído.(não será permitido mais de um lote para cada membro) Excedente da área dividido como:
1- Área de uso, interesse e projetos comuns e cooperativos (lazer, escola, oficinas, agricultura, etc...) e
2- Área de preservação e recuperação ambiental Abrangência do Projeto (Banco de Idéias)
- Núcleos comunitários sustentáveis baseados em princípios dos paradigmas védico e Holístico , que são idênticas aos modelos ecológicos Sustentáveis.
- Espaço para Ashrams de Tradições Espirituais, ONGs ambientalistas, Institutos de Estudos e Pesquisas e para o encontro trasndisciplinar entre estas
. - Práticas Espirituais;
- Tecnologias, desenvolvimento e Energias Alternativas sustentáveis (solar, biodigestor, eólica, moinhos)
- Bio-construções
- Agricultura natural, orgânica, biodinâmica, agrofloresta, permacultura...
- Cooperativas de Trabalho: Arte, artesanato, editoriais, alimentação natural, marcenaria, comunicação, etc...(como geradora de recursos para membros e projetos internos);
- Preservação e Recuperação dos Recursos Naturais; - Alimentação Natural, Integral, Orgânica, Vegetariana. - Medicina e Terapias Naturais e Alternativas. Plantio de Ervas Medicinais (Fitoterapia, Homeopatia...etc)
- Arte, Lazer e Cultura para o desenvolvimento interior;
- Educação Acadêmica Integral, atividades Culturais e Sociais; - Integrar as potencialidades regionais,
- Parcerias e convênios com Ongs, academias ,retiros etc...
- Reserva do Futuro (contra escassez e póluição da água potável, invasão de alimentos transgênicos- genéticamente alterados e perigosos), sub-cultura, violência, etc..
- Mais suas idéias e seus projetos Regimento Interno (Nas áreas de USO COMUM, visando harmonizar a diversidade dos membros) - Nãio uso de drogas, intoxicantes ou psicotrópicos de qualquer espécie: álcool, cigarros..
- Não consumo de carnes de qualquer espécie, caça ou pesca;
- Não consumo ou divulgação de cultura massificada e alienante.
Informações: kirtan@ligbr.com.br