INSTITUTO DE PERMACULTURA
DA MATA ATLÂNTICAPlantando árvores para o futuro
"Um vez um menino quando chupava manga perguntou a seu pai quanto tempo iria demorar para aquela semente virar árvore e começar a dar frutos para ele poder comer manga novamente, seu pai respondeu que talvez uns cinco anos, o menino ficou meio desapontado e falou que era muito tempo esperar 5 anos para poder ver crescer a árvore e poder comer a manga novamente. Seu pai respondeu - Se você plantar esta semente, daqui cinco anos com certeza irá crescer uma bonita mangueira e você poderá comer muitas mangas, se não plantar o tempo iria passar do mesmo jeito".
Amanheceu um dia azul em Ubatuba, já era férias mas os alunos da escolinha da Praia da Fortaleza, acordaram cedo para uma atividade diferente, era uma missão importante. Plantar árvores frutíferas na escola que estudavam. Esta atividade faz parte de um programa realizado pelo Instituto de Permacultura da Mata Atlântica, que tem sede na mesma praia. Eles já participaram de uma outra atividade parecida, foi de construírem uma horta orgânica para melhorar a merenda escolar e aprenderem que não precisamos usar venenos para plantar alimentos. É importante para as crianças que vivem neste lugar (que é dentro da Mata Atlântica), aprenderem a conhecer e a plantar árvores para o futuro. Na Mata Atlântica, como na Amazônia temos muitas arvores diferentes, com frutos para o homem, pássaros e animais. Estão cortando muitas arvores hoje em dia, talvez se não fizermos nada pode faltar alimentos para os pássaros e animais que ali vivem, eles podem até morrer ou irem morar em outro lugar por causa disto.
Crianças aprendendo a indentificar plantasComeçamos com uma grande roda, e no centro as mudas de arvores. Tinha uma muda de árvore para cada criança e elas mesmo escolheram a árvore que queriam plantar, mas antes assumiram o compromisso de cuidarem das mudas de árvores até elas crescerem. Elas assumiram uma responsabilidade por vários anos, até aquela plantinha começar a dar frutos para todos comerem; os pássaros e animais irão se alimentar também dos frutos.
.
Crianças colocando a mão na massaA escolinha tem um livro (Árvores Brasileiras) que mostrava fotos de árvores da região e através da forma e cor da folha poderiam dizer se era uma pintagueira ou um pé de cacau. Neste livro também falava da flor e fruto que a planta irá dar, a altura que a arvore vai ter quando ficar adulta, quanto tempo demora para crescer, onde é melhor de plantar ( na sombra ou no sol)...todos pegaram uma folha e começaram a procurar no livro o nome da arvore que tinham escolhido para cuidar. Descobriram que o Pau Brasil chega a medir 30 metros de altura, que ela gosta de bastante chuva e nasce dentro da Mata Atlântica , da flor no mês de setembro a outubro, e que plantar uma muda e só pegar uma semente e colocar em um saquinho com terra com areia, e em 15 dias já nasce uma plantinha A Pitangueira chega a altura de até 12 metros, que nasce desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, sua fruta da um suco gostoso, é boa para reflorestamento, gosta de umidade, que fica florida de agosto a novembro, e que seu frutos amadurecem no verão. Os passarinhos adoram comer seus frutos. Descobriram que o Cambucá, e´ uma arvore que está quase em extinção, que sua fruta tem gosto de jabuticaba, seus frutos amadurecem no começo do verão , e que crescem bem lentamente, chegando em dois anos a ter 1,5 m de altura, Descobrimos que podemos saber a idade das arvores através de seu tamanho.
Se você quiser fazer uma muda também em sua casa é bem fácil. Quando você comer uma fruta, guarde a semente para você plantar depois. Deixe secar por um tempo, depois coloque em um saquinho com terra. Cuide dela, colocando água sempre. Espere ela ficar com uns 70 cm de altura. Depois plante no seu jardim. No futuro aquele semente vai se transformar em uma arvore linda, cheia de frutas quevocê gosta.
Plantar árvores é plantar frutos para o futuro.
Iniciativa: Instituto de Permacultura da Mata Atlântica
Contatos: Marcelo Bueno institutopermacultura@hotmail.comApoio: World Help - ajudando a salvar a flora e a fauna doou as mudas, realiza trabalhos de educação ambiental em várias escolas de Ubatuba: fone:(0**12) 97670917
Educadora Cristiane Gil/ pedagoga, trabalha em educação ambiental com tartarugas marinhas, inovadora em utilizar praticas de educação ambiental em escolas públicas de bairros. - crisgil@iconete.com.br
Para aprender mais sobre arvores: http://www.arvores.cjb.net/