IPEMA PROMOVE MUTIRÃO NO FERIADO E RECEBE ESTUDANTES DE TODO O BRASIL

Através de concessão da Prefeitura Municipal de Ubatuba, o IPEMA-Instituto de Permacultura da Mata Atlântica-acaba de ganhar um terreno onde já foi o Parque do Monte Valério, hoje abandonado, localizado no bairro de Monte Valério, onde será construída a sua sede. Localizado em um bairro rural, dentro de uma área ainda preservada da Mata Atlântica, o local, , servirá como centro de pesquisa e aplicação de tecnologias alternativas e de práticas permaculturais. Dentro do terreno, há também uma escola de primeiro grau da rede municipal de ensino, que abrigará projetos de educação ambiental do IPEMA.

O IPEMA promoveu um mutirão nos dias 15, 16 e 17 de novembro com o objetivo de criar uma infra-estrutura capaz de alojar futuros estagiários em sua nova sede. Foram chamados estudantes de todo o Brasil, principalmente universitários. O número de participantes superou as expectativas, tendo cerca de 50 voluntários vindos de: Viçosa, Lavras, Botucatu, Piracicaba, Seropédica, Rio de Janeiro, Jaboticabal, São Paulo e outras localidades. O encontro serviu também para sediar reuniões de diversos grupos agroecológicos das faculdades, permitindo um grande intercâmbio e troca de experiências entre seus integrantes.

No primeiro dia tivemos a ambientalização do grupo, apresentações, e o planejamento das atividades dos próximos dias. À noite, tivemos atividades culturais e reunião dos grupos agroecológicos presentes.

O segundo dia foi o dia da prática. Divididos em grupos, os estudantes fizeram coletas de sementes na região; construíram um viveiro de mudas; construíram uma horta em mandala; consertaram as telhas e retiraram o entulho da casa onde será o alojamento; construíram um banheiro seco em espiral; construíram um chuveiro com um filtro biológico; construíram uma composteira; desenvolveram atividades com as crianças da escola municipal; e participaram da implantação de uma agrofloresta na casa de um produtor rural da região. Dia de intenso trabalho, à noite, novamente, reunião dos grupos agroecológicos, apresentação de alguns projetos de Ongs locais, e, mais tarde, cultural.


As crianças participaram
ativamente das atividades no mutirão, ajudaram a construir o viveiro e a horta.

No terceiro dia, enquanto um pequeno grupo terminava algumas das atividades do segundo dia, um grupo maior saiu, às 8:00 horas da manhã, para realizar atividades com produtores rurais da região de Ubatumirim. Foram plantadas mudas, sementes para adubação verde, manejaram uma agro floresta plantada a 1 ano aproximadamente. Em Monte Valério, foram terminados o banheiro e o viveiro, e as crianças participaram do plantio da horta.

Um grupo foi entrevistar a líder comunitária Madalena, a fim de desenvolver um diagnóstico mais aprofundado da região. O grupo voltou ao final da tarde, quando tivemos uma palestra informal de Pete Webb, consultor em agrofloresta e permacultura. À noite, nos reunimos para a avaliação geral do mutirão, onde analisamos os pontos positivos e negativos e discutimos melhorias para o próximo mutirão. Encaminhamos também as seguintes propostas:

1. Encontros semestrais no IPEMA e nas universidades
2. Redação e divulgação de boletins informativos dos grupos agroecológicos
3. Cada grupo trazer uma oficina a ser ministrada no mutirão
4. Oficina de alimentação natural
5.

Mais à noite, teve uma grande festa com banda de forró em um sítio, com direito a banho de cachoeira e muita batucada, finalizando com sucesso o primeiro de muitos mutirões que virão promovidos pelo IPEMA.

[fechar]