Realizado no Monte Valério Curso de Eco-Construção do IPEMA
(04/05 e 06 de Julho de 2003

Em meio a exuberante Mata Atlântica de Ubatuba, na sede do Monte Valério, aconteceu mais um Curso de Eco-Construções, ministrado pelo arquiteto Marcelo Bueno e pelo engenheiro agrônomo e permacultor Alex Mezzaroma.

O curso começou na sexta-feira à noite com roda de boas vindas e uma apresentação áudio-visual sobre construções ecológicas no Brasil e em outras partes do mundo.

No sábado bem cedinho, após um café reforçado, os alunos tiveram aula teórica de técnicas alternativas de Eco-Construções.

Às 10hs da manhã começaram os Módulos de Prática. Todas as tarefas eram opcionais, com livre-arbítrio de escolha e permanência.

Foram eles:

1-construção de um forno de barro
2-construção de um filtro de água com utilização de ferro-cimento.
3-construção de um novo espaço para o IPEMA
4-confecção de tijolos de barro utilizando a técnica do COB para o fechamento das paredes do banheiro seco de pau-a-pique.

O trabalho durou até às 14 horas quando foi servido o almoço vegetariano.

Logo após o almoço, todos voltaram aos trabalhos manuais. A adesão e a vontade dos alunos e ajudantes foi muito grande e os trabalhos estavam bastante evoluído às 18horas, quando tiveram que ser interrompidos pelo cair da noite.

Após um banho e um lanche, os alunos voltaram à classe, para mais duas horas de aula sobre filtros biológicos.

Para fechar o dia com chave de ouro, todos se dirigiram à fogueira para vivenciar uma Cultural.

No evento, tivemos a sorte de contar com a viola de Pedro Rasta, guitarrista da banda Walking Lions, que nos presenteou com algumas pedradas sólidas do Mestre Marley, como Redemption Song e Concrete Jungle, contagiando a galera e “incendiando” à noite. Outro ponto alto da festa foi a performance arrojada de Ananda, dançando e jogando malabaris pirotécnicos ao som de “La Composteira”, canção criada pelo Rasta especialmente para a apresentação.

Àqueles que acamparam no Monte Valério, puderam desfrutar de um a noite cheia de estrelas cadentes com a lua nova sorrindo e brilhando no céu.

O domingo mais uma vez amanheceu com o céu azul, bastante frio e mensagens positivas do Calendário da Paz, colocadas no quadro negro pela iluminada Juliana do Espaço Jacutinga/SP.

Após o café da manhã, os alunos tiveram uma aula teórica de energias alternativas e em seguida voltaram aos Módulos a fim de concluir os trabalhos do sábado.

À tarde encerramos o Curso, com uma avaliação coletiva dentro da Tipi, a nossa cabana indígena. E de mãos dadas, o grupo se confraternizou com um sonoro OM de despedida.

Conclusão:

Ao final dos dois dias de trabalho pudemos observar dos 4 módulos práticos:

1- O forno de barro ficou lindo e todo decorado com mosaicos de azulejos.
2- O filtro de água ficou pronto com grande sucesso.
3- O Novo espaço do Ipema ficou com a estrutura do telhado quase pronta.
4- Os banheiros secos foram concluídos com as paredes de pau-a-pique. Nesse módulo, o detalhe ficou por conta da beleza da forma, provando que é possível fazer arte com materiais baratos, ou melhor, com o que a própria terra nos dá.

Agradecimentos:

Agradecemos a este grupo de pessoas maravilhosas que por aqui deixaram sementes de luz e energia positiva que continuarão pulsando.
Esperamos por todos vocês para mais um curso ou para uma simples visita.
E relembrando o lema deste curso, cantado pelo nosso amigo Pedro Rasta na fogueira: “Quem planta amor, colhe felicidade. Quem planta vento, colhe tempestade”.

Fotos: Carol Riva e textos de Eduardo Petta

..................................................................

[fechar]