Capítulo 2 - Usando Navegador light

"Tudo deve ser feito o tão simples quanto possível, porém não mais simples." Albert Einstein
A determinação de uma reta de altura usando Navegador light é semelhante à determinação pelo método de navegação tradicional. A única diferença é que o programa faz as consultas ao "Almanaque Náutico" e resolve o triângulo de posição. O resultado do cálculo de uma reta de altura consiste no erro da estimada em milhas (Delta), o Azimute do astro e a direção do Delta - mesma ou contrária ao Azimute. Duas ou mais retas, obtidas para astros diferentes - ou mesmo astro em instantes diferentes - permitem o cálculo da Posição Astronômica.

Para calcular uma reta de altura para um astro, você deverá informar os seguintes dados:

1) Nome do astro observado.

2) Data, hora e altura instrumental do astro.

3) Posição estimada (Latitude e Longitude).

4) Dados instrumentais do sextante e do relógio.

Como iniciar o programa Navegador light

No palmtop HP 95LX usando o Filer, aponte o arquivo NAV.EXE e tecle [F4]. Este procedimento roda o programa para a tela de 40 colunas e usa a interface gráfica do LX. Para os demais modelos de PCs, Notebooks ou Laptops use o comando NAVPC [Enter]. Com este comando, o programa roda para telas de 80 colunas e placas gráficas CGA, EGA ou VGA.
Os comandos do programa são ativados pelo menu. O menu aparece pressionando-se a tecla espaço. Tecle ESC para fazer o menu desaparecer. Você pode executar os comandos pressionando diretamente a primeira letra (p.e. DE para Dados Estimada) ou movendo o cursor com as setas e apertando Enter.

Formatos para entrada de dados

1) Ângulos. Os ângulos devem ser digitados em graus, minutos e décimos de minutos, no formato GGG.MMD. A tabela abaixo mostra como digitar alguns exemplos de ângulos:


 Ângulo       Digite      

 23°25.4'   23.254[Enter] 

 45°00.0'       45[Enter] 

  3°01.0'     3.01[Enter] 


Se os ângulos corresponderem à latitude ou longitude, use a seguinte convenção de sinais:

Latitude:  Sul: ângulo      Norte: ângulo      
           positivo         negativo           

Longitude: Oeste: ângulo    Leste: ângulo      
           positivo         negativo           

Exemplo: Para Latitude igual a 33°26.0' N, digite -33.26


Nota: A convenção de sinais e o formato que deve ser usado aparecem na tela no momento da introdução dos dados, não havendo necessidade de decorá-los.


2) Horários. Os horários são digitados no formato HH.MMSS. A hora deverá ser usada no sistema de 24hs. Assim, 10hs da noite correspondem a 22hs. A tabela abaixo exemplifica como digitar alguns horários:


   Hora          Digite       

  22h15m22s    22.1522[Enter] 

  12h08m00s      12.08[Enter] 

   5h00m03s     5.0003[Enter] 



3) Data. As datas são introduzidas usando-se o formato DD/MM/AA.

Exemplo: Para entrar a data 26/02/1993 digite 26/2/93.

Seqüência de introdução de dados

A seqüência de introdução de dados pode variar, desde que todos os dados necessários sejam introduzidos antes do cálculo da reta de altura (comando Calc Reta). Dados que não mudam de uma leitura para outra não precisam ser redigitados. Os dados são mostrados na tela do computador para conferência. Seja cuidadoso ao digitar os dados, pois um pequeno erro pode colocá-lo a centenas de milhas da Posição Astronômica correta.

Os dados são gravados em disco quando o programa termina (dados dos instrumentos, posição estimada, leitura do sextante e retas de altura), sendo recarregados automaticamente no próximo uso. A data é inicializada pelo relógio interno do micro. O astro inicialmente selecionado é sempre o Sol. Os dados necessários ao cálculo de uma reta de altura são:

1) Dados relativos aos instrumentos de medição (comando Dados Instrumentos). Informe:

Sextante:

Altura do olho (Dip) - Altura, em metros, do olho do navegador quando tomou a leitura com o sextante. Exemplo: Se a leitura foi tomada com o olho do navegador a 2.5 m sobre o nível do mar digite 2.5[Enter].

Erro instrumental (EI) - O erro instrumental deve ser medido pelo menos uma vez a cada série de medidas com o sextante, pois seu valor pode flutuar com a temperatura ambiente e manuseio do aparelho. O erro instrumental deve ser digitado em minutos de grau, sendo positivo quando para dentro da escala do sextante e negativo quando para fora.

Exemplo: Se o EI for de 6' para fora da escala do sextante digite -6[Enter]

Relógio:

Fuso horário - Número de fusos horários até Greenwich. Para a costa brasileira, este valor é +3. Na ilha de Trindade e em Fernando de Noronha é +2. Locais com longitudes Oeste tem valores do fuso positivos. Longitudes Leste tem fusos negativos. Se você for usar um relógio com a hora de Greenwich (GMT) nas leituras do sextante, o valor do fuso deverá ser ajustado para zero.

Exemplo: Para o Havaí, o fuso é +10. Para o Japão, -9.

Erro do relógio - Informe o erro do relógio usado nas leituras do sextante em minutos e segundos. Este valor pode ser obtido comparando a hora do relógio usado nas leituras com sinais horários, hora do Brasil etc. Use um valor positivo se o relógio estiver adiantado e negativo se atrasado. Exemplo: Se o relógio estiver 1m25s adiantado, digite 1.25 [Enter].


Nota: Embora os microcomputadores tenham um relógio interno, eles são imprecisos. Use um relógio a quartzo de boa qualidade para as leituras das alturas.


2) Posição Estimada (comando Dados Estimada).

A posição estimada consiste na latitude e longitude estimadas. Ao contrário da navegação pelo método tradicional, aqui não é necessário arredondar a posição estimada para valores inteiros. Assim, você pode usar a mesma posição estimada para vários astros.

Exemplo: Posição Estimada 35°32.0'W 13°45.0'N digite:

Longitude: 35.32
Latitude:  -13.45

Observe que a latitude Norte é digitada como um ângulo negativo. O mesmo é válido para longitudes Este.

A precisão da estimativa da posição, embora não influa significativamente no cálculo da Posição Astronômica, é importante quando usando os comandos Astro Visíveis, Astro Qual e Astro Dados. Por esta razão mantenha sempre a Navegação Estimada em dia, anotando as leituras do log do barco e o rumo navegado. Ela pode ser muito útil no caso de mal tempo prolongado, quando não é possível fazer a navegação astronômica.

3) Nome do Astro observado. (comando Astro Seleciona). Escolha o nome do astro nas listas de estrelas, planetas ou nas opções Sol e Lua. Na lista de estrelas você pode procurar uma estrela com as setas do teclado ou através da digitação do nome. Tecle Enter quando o cursor estiver sobre a estrela desejada.


Nota: A opção Áries* do menu se refere ao primeiro ponto de Áries, ou Ponto Vernal, que é a origem para a medida da Ascensão Reta dos Astros. Ele foi incluído apenas para permitir a obtenção do AHG de Áries, que aparece tabelado no Almanaque Náutico. Não se trata, portanto, de um astro real. Para obter o AHG de Áries, use o comando Astro Seleciona Áries*, Astro Dados.


4) Data da observação (opção Dados Data) . Entre a data da observação. Use Enter para aceitar a data mostrada ou H para data de hoje (data do micro). Para datas após o ano 2000, digite o ano completo.

Exemplo: Para entrar a data 31/12/1994 digite 31/12/94.

5) Leitura do sextante (opção Dados Leitura). Informe a hora da leitura e a altura instrumental do astro. A hora de leitura poderá ser informada tanto em horário civil (local) como em horário de Greenwich. Se usando hora de Greenwich, você deve ajustar o fuso horário para zero. Se usando a hora local, use o valor do fuso horário adequado.

Exemplo: Altura do astro às 15h12m31s , hora local, igual a 45°12.5'. Digite:

Hora: 15.1231
Altura instrumental: 45.125

Observe que a altura informada é a instrumental, sem nenhuma correção. No caso do Sol e da Lua, a altura instrumental deverá ser relativa ao limbo inferior do astro - a parte mais baixa do astro - conforme ilustrado na figura abaixo.

Também a hora deve ser digitada sem correção. O programa fará as correções necessárias quando for calcular a reta de altura.

Cálculo da reta de altura

Após a digitação de todos os dados, selecione a opção Calc Reta. O resultado aparecerá na forma do erro da estimativa (Delta), direção do erro (mesma ou contrária ao Azimute do astro) e Azimute do astro. O exemplo abaixo mostra um cálculo completo de uma reta de altura.

Exemplo: Dados da leitura:

Data: 20/10/77 Astro: Sol

Erro instrumental: 1' para dentro da escala. Altura do olho: 6m.

fuso horário: 3 horas Relógio atrasado 1m30s.

Posição Estimada: Lon: 47°56.0'W Lat: 27°00.0'S

Leitura - Hora local: 9h03m06s Altura instrumental: 46°37.6'

Os resultados com esses dados são:

Astro: Sol - 20/10/1977 - 12h04m36s GMT

GHA: 4°56.7' Dec: 10°24.0 S LHA: 317°00.7'

Correção total da altura: +9.8'

Altura do sextante corrigida: 46°47.4'

Altura calculada: 46°18.2'

Os resultados referentes à reta de altura, usados para plotar a reta, são:

Erro da estimada : 29.2 milhas náuticas na direção do astro.

Azimute do astro: 76°


Nota: Algumas vezes pode ocorrer da hora GMT resultar maior que 24h. Por exemplo, às 23h no Brasil são 26h GMT. Isto, é claro, significa que em Greenwich já são 2h do dia seguinte. Navegador light usa a hora calculada sem fazer a mudança de dia. Do ponto de vista dos cálculos astronômicos os dois procedimentos são equivalentes. Não estranhe, portanto, se encontrar uma hora GMT superior a 24h.


Cálculo da Posição Astronômica

Se os dados estiverem corretos e os resultados forem compatíveis com o esperado, salve a reta com o comando Retas Salva. Repita então o procedimento de cálculo de retas de altura para outros astros. Você pode salvar até 5 retas de altura de cada vez. Tendo salvo duas ou mais retas, você pode obter a Posição Astronômica através do comando Calc Pos astronômica.

A Posição Astronômica (PA) é calculada determinando todos os cruzamentos das retas de altura salvas e tirando as médias das latitudes e longitudes destes cruzamentos.

Exemplo: Calculando retas de altura para 3 astros obtivemos os seguintes resultados. Qual a posição astronômica?


Reta   Lat.Est   Lon.Est.  Erro da Estimada   Az do     
                           (Delta)            astro     

  1    23°24.5'S 46°41.5'W             10.3MN      280° 

  2    23°24.5'S 46°41.5'W            -10.0MN       73° 

  3    23°24.5'S 46°41.5'W             -6.2MN      157° 



Para inserir as retas manualmente, use o comando Retas Edita Manual. No caso de retas calculadas pelo programa, você pode salvar usando o comando Retas Salva. Inserindo as retas e usando o comando Calc Pos astronom teremos o resultado:

Teclando C, teremos a lista dos cruzamentos entre as retas. O comando D lista as distâncias da Posição Astronômica aos cruzamentos das retas de altura. Verifique sempre se algum dos cruzamentos está a uma distância muito grande da PA, indicando provavelmente uma reta com erro. Tecle M para desenhar o mapa das retas.

Mapa da Posição Astronômica

O mapa da Posição Astronômica de Navegador light é simplificado, servindo apenas como referência. Ele não inclui nenhum acidente geográfico e é uma projeção do tipo Mercator. O círculo central aponta a Posição Astronômica. As retas de altura podem ser identificadas por seus números. As retas pontilhadas unem a posição estimada com as retas de altura, na direção dos Azimutes. Os paralelos e meridianos mais próximos são indicados por retas horizontais e verticais. Cada tick na escala (a direita e abaixo) corresponde a 10' (10 milhas se na escala vertical ).

Os seguintes comandos podem ser usados no mapa:

Tecla Função

+ Zoom para perto.

- Zoom para longe.

R Desenha/apaga retas de altura.

W Desenha/apaga waypoints (ver capítulo 3)

U Une waypoints por retas.

Setinhas Move mapa de 1° na direção especificada.

PgUp e PgDn Move mapa de 5°.

Home retorna para a posição inicial.

Esc retorna à pagina anterior

2a parte do Capítulo 2 |Índice do manual

e-mail orion
©Copr 91-96 Omar F. Reis