Capítulo 4 - Identificação dos astros

"Era uma estrelinha assim, branquinha..."
O Sol e a Lua são velhos conhecidos de todos nós. A identificação de estrelas e planetas requer algum treinamento. Procure se familiarizar com um grupo de estrelas de cada vez. Com o tempo você vai aprender a identificar as constelações e nelas as estrelas usadas na navegação.

Navegador light permite a navegação usando 4 planetas - Vênus, Júpiter, Saturno e Marte - e 59 estrelas. As estrelas usadas pelo programa são aquelas de maior brilho. Abaixo está uma lista destas estrelas e as constelações em que elas se encontram. A lista está ordenada por brilho decrescente, sendo Sirius a mais brilhante seguida de Canopus e assim por diante.

Estrela	        Constelação
Sirius     	Cão Maior
Canopus    	Carina
Rigil Kent 	Centauro
Vega       	Lira
Capella    	Auriga
Betelgeuse	Orion
Arcturus   	Boieiro
Rigel      	Orion
Procyon	        Cão Menor
Achernar   	Eridano
Hadar           Centauro
Altair	        Águia
Aldebaran  	Touro
Acrux           Cruzeiro do Sul
Antares   	Escorpião
Pollux	        Gêmeos
Spica           Virgem
Fomalhaut	Peixe Austral
Deneb      	Cisne
Regulus    	Leão
Gacrux     	Cruzeiro do Sul
Bellatrix       Orion
Shaula     	Escorpião
Miaplacides	Carina (Falsa Cruz)

Outras estrelas (também ordenadas por brilhos decrescentes):

Adhara ,Alioth, Avior, Alnilam, Elnath, Atria, Mirfak, Alkaid, Castor, Dubhe, Kaus Austr., Nunki, Rosalhague, Peacock, Al Na'ir, Alphard, Alpheratz, Diphda, Hamal, Kochab, Suhail, Denebola, Menkent, Alphecca, Ankaa, Eltanin, Enif, Schedar, Markab, Sabik, Gienah, Menkar, Zubenelgen, Acamar, Albireo.

Uma maneira conveniente de identificar as estrelas é usar uma carta celeste, como a Carta Celeste do Brasil (Ronaldo Rogério de Freitas Mourão - Ed. Francisco Alves). As cartas celestes são projeções do céu centradas nos polos celestes - Norte ou Sul. Infelizmente apenas as estrelas muito brilhantes aparecem com os nomes na Carta Celeste.

Os planetas se movem lentamente durante o ano sobre a Eclíptica, passando pelas constelações do Zodíaco. Para determinar a posição de um planeta na Eclíptica, basta obter sua Ascensão Reta usando os comandos Astro Seleciona Planeta, Astro Dados. A carta celeste tem uma escala de Ascensão Reta em horas. Os planetas são de modo geral mais brilhantes que as estrelas, sendo fáceis de serem identificados uma vez sabida a sua posição. Vênus é o mais brilhante e orbita sempre próximo ao Sol, sendo visível apenas nos crepúsculos. Júpiter é também um planeta bem brilhante. Pela Preparação do Céu você pode descobrir quais os planetas mais bem posicionados para observação.

Algumas Constelações

O Polo Celeste, como já vimos, é o ponto fixo do céu em torno do qual giram os astros. Na figura que segue podemos ver como se moveriam dois astros em torno de um Polo ao longo de algumas horas.

De qualquer posição na Terra, poderemos avistar apenas um dos Polos Celestes. Olhando para o céu no hemisfério Sul, você verá o Polo Sul Celeste na direção Sul, a uma altura igual à sua latitude. Se você está a uma latitude de 35°S por exemplo, o Polo Sul Celeste estará na direção Sul, a uma altura de 35°.

Uma constelação muito conhecida que está próxima ao Polo Sul é o Cruzeiro do Sul. A parte maior da cruz aponta aproximadamente para o Polo Sul Celeste. Gacrux é a estrela do Cruzeiro mais afastada do Polo Sul e Acrux a mais próxima. Formando um alinhamento com Gacrux estão as duas estrelas mais brilhantes da constelação do Centauro: Hadar e Rigil Kentauro.

Estas estrelas são muito boas para a navegação no hemisfério Sul pois são quase sempre visíveis.

Outro grupo de estrelas de fácil identificação é Orion. Orion está situado sobre o Equador Celeste, sendo visível de praticamente toda a Terra no início e fim do ano. No seu centro estão as Três Marias. A Maria "do meio" é chamada Alnilam. Em torno delas estão Rigel, Betelgeuse e Bellatrix.

Betelgeuse é uma estrela do tipo supergigante vermelha. Seu diâmetro é 300 vezes superior ao do Sol e está a 400 anos luz da Terra. Seu brilho é variável. A sua coloração avermelhada se deve à temperatura relativamente baixa de sua superfície (cerca de 3000°K). Rigel, a outra estrela forte de Orion, tem cor branco-azulada. Rigel, na verdade é uma estrela dupla. Sua companheira, contudo, só pode ser vista com telescópio.

Na constelação de Cão maior, próxima a Orion; está Sirius, a estrela mais brilhante de todo o céu. O grande brilho de Sirius se deve ao fato de ela emitir 20 vezes mais luz que o Sol e estar relativamente próxima à Terra (cerca de 9 anos luz). De fato, Sirius é duas vezes mais brilhante que a segunda estrela mais brilhante, Canopus. Sirius é branca.

Escorpião é também uma constelação de formato peculiar e fácil reconhecimento. Ela se situa no hemisfério Sul celeste. Antares é a estrela mais brilhante desta constelação, tendo coloração visivelmente avermelhada. Shaula fica no outro extremo do escorpião.

No hemisfério Norte talvez o grupo de estrelas de mais fácil localização seja Ursa Maior. Esta constelação, com estrelas de brilho médio (segunda magnitude) tem o formato de uma panela. Alioth e Dubhe são duas estrelas que podem ser usadas na navegação com Navegador light. O alinhamento de Dubhe e Merak aponta para a estrela Polaris, próxima ao Polo Norte Celeste.

Outra constelação do hemisfério Norte é Cygnus, ou Cisne. Apesar do nome, Cisne é melhor descrita como uma cruz e é popularmente conhecida como a Cruz do Norte. Deneb e Albireo são estrelas desta constelação.

Estas são apenas algumas das estrelas. Para identificar as demais, gaste algum tempo observando o céu com a Carta Celeste nas mãos. Se tiver dúvida sobre o nome de alguma estrela brilhante, leia a altura com o sextante e use o comando Astro Qual para ajudar a identificá-la. Gradativamente você vai se familiarizar com elas. Não é necessário, é claro, conhecer todas as 59 estrelas.

Navegação pelos astros não é nenhum bicho de sete cabeças. Suprimida a parte cansativa dos cálculos e das tabelas, ela pode se tornar uma atividade bastante agradável e divertida.

Exercícios propostos |Índice do manual

e-mail orion
©Copr 91-96 Omar F. Reis