Como se constrói:
1- Escolhe-se o tamanho da barra
a utilizar ou seja o tamanho do "range".
2- O preço atual é o
preço base.
3- Se a cotação subir
a partir do preço base, fecha-se a barra atual quando o preço alcançar
o tamanho do "range" escolhido (acima do preço base).
4- Se a cotação descer
a partir do preço base, fecha-se a barra atual quando o preço alcançar
o tamanho do "range" escolhido (abaixo do preço
base).
5- Após o fechamento
da primeira barra, abre-se nova barra ao lado, com preço de abertura
da nova barra idêntica ao preço de fechamento da barra anterior
e assim por diante.
Obs:
- Se a cotação
começa a subir mas volta para baixo antes de alcançar o tamanho
do "range" a barra não fecha. Neste caso o preço base
para um eventual movimento para baixo passa ser o topo já alcançado.
Do mesmo modo, se a cotação começa a descer mas volta para cima
antes de alcançar o tamanho do "range" a barra permanece
aberta e o preço base para um eventual movimento para cima passa
ser o fundo já alcançado.
-Enquanto o tamanho
do "range" não é alcançado a barra não fecha nem para
cima nem para baixo, deste modo as barras fechadas tem sempre o
mesmo tamanho: o "range" escolhido.
Metodologia:
Range Bars é um
modo de se distribuir preços em gráficos, pode ser muito útil porque
"limpa", sem comprometer a essência ( inclusive devemos
dispor de dados com o menor intervalo possível de atualização, de
preferência "tick by tick"), mas não é por si só um "emissor
de ordens", podem e devem ser aplicados alguns conceitos e
indicadores da análise técnica tradicional. Pelo menos uma
metodologia já se encontra disponível em www.enfoque.com.br
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